segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


            
               MÍDIAS E EDUCAÇÃO                           

                Lembremo-nos que os conhecimentos e saberes se formam a partir de necessidades e interesses de indivíduos partícipes de determinado grupo social e com  características que lhe são próprias.
                A comunicação é super importante, mas há momentos na história mundial da construção do ser humano e para grupos específicos; mais que a comunicação a sobrevivência era essencial. A partir daí surge a necessidade de aprimoramento de técnicas de caça, de manejo e domesticação de animais; de elaboração e desenvolvimento de ferramentas;  da utilização de matéria prima e adequação desta para o que se desejava produzir. Sendo necessária a disseminação e compartilhamento dos conhecimentos desenvolvidos para a manutenção de produção em variados grupos. Assim nasce a educação e os meios facilitadores de manter e melhorar a qualidade de vida da população existente.
                Sempre houve regiões específicas em que famílias, grupos ou comunidades inteiras se especializavam em produzir um determinado bem de consumo, modo de produção ou serviço de acordo com o que era possível extrair, cultivar ou produzir naturalmente naquela área regional.  Isso significava portanto mais domínio e conhecimento de matérias primas, tecnologias e  meios necessários para a produção daquilo que se desejava como produto final
                Conclui-se que todo o conhecimento adquirido ao longo do tempo na história da humanidade e do desenvolvimento humano, não seria base para novos saberes e tecnologias se não houvesse a reprodução desses saberes, portanto educação. O conhecimento de materiais, desenvolvimento de ferramentas e utensílios; foram essenciais para a evolução e sobrevivência do homem. Esses elementos fazem parte da cultura de produção e produção da cultura do homem em determinada época e lugar. Portanto continuidade da evolução cultural, faz parte da educação de um povo que busca se aprimorar constantemente.
                Evolução, desenvolvimento, cultura, mídias e educação, sempre estiveram juntos na história da humanidade.

Márcio de Melo Portes
SíriDharmaSingh



Um comentário:

  1. Quero nascer de novo cada dia que nasce.
    Quero ser outra vez novo, puro, cristalino.
    Quero lavar-me, cada manhã, do homem velho, da poeira velha,
    das palavras gastas, dos gestos rituais.
    Quero reviver a primeira manhã da criação,
    o primeiro abrir dos olhos para a vida.
    Quero que cada manhã, a alma desabroche do sono como a rosa do botão, e surja,
    como a aurora do oceano, ao sorriso dos teus lábios,ao gesto de tua mão.
    Quero me engrinaldar para a festa renovada com que cada dia nos convidas
    e desdobrar as asas como a águia em demanda do sol.
    Quero crer, a cada nova aurora, que esta é a definitiva, a do encontro com a felicidade,
    a da permanência assegurada, a de teu sim definitivo."

    (Chico Xavier)

    ResponderExcluir